segunda-feira, 11 de abril de 2011

Os Três conselhos


Um casal de jovens recém casados, era muito pobre e viviam de favores num sítio do interior.
Um dia, o marido fez a seguinte proposta a esposa:
Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que você me espere e, enquanto estiver fora, seja fiel a mim pois eu serei fiel a você.

Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda. O jove chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão no que tambem foi aceito.
O pacto seria o seguinte:
Me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o senhor me dispensa das minhas obrigações.
_ Eu não quero receber o meu salário. Peço que o senhor coloque na poupança até o dia que eu for embora. No dia que eu sair o senhor me dá meu dinheiro e eu sigo meu caminho.

Tudo combinado, aquele jovem trabalhou por vinte anos, sem férias e sem descanço.
Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse:
_ Patrão eu quero meu dinheiro pois estou voltando para minha casa.
O patrão então lhe respondeu:
_ Tudo bem, afinal fizemos um pacto e vou cupri-lo, mas antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem?
_ Eu lhe dou todo seu dinheiro e você vai embora, ou, eu lhe dou três conselhos e não lhe dou seu dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos e se eu lhe der os conselhos eu não lhe dou o dinheiro. Vá para seu quarto pense, e depois me dê a resposta.
Ele pensou por dois dias, procurou o patrão e disse-lhe:
_ Quero os três conselhos.
O patrão novamente frizou:
_ Se lhe der os conselhos não lhe dou o dinheiro.
O empregado respondeu:
_ Quero os conselhos.
O patrão então lhe falou:
1- Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.
2- Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.
3- Nunca tome decisões em momentos de raiva e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.
Após dar os conselhos, o patrão disse o rapaz, que já não era tão jovem assim:
_ Aqui você tem três pães, dois para você comer durante a viagem e o terceiro é para você comer com sua esposa quando chegaar em casa.

O homem então seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava. após o primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que lhe cumprimentou e perguntou para onde estava indo. Ele então respondeu que estava indo para um lugar muito longe que ficava mais de vinte dias de caminhada. O andarilho então indignado disse conhecer um atalho e que ele chegaria em metade do tempo.
O rapaz contente começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal. Dias depois soube que o caminho levava a uma emboscada.
Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou uma pensão à beira da estrada onde pôde hospedar-se. Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir. De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor.
Levantou-se num salto e dirigiu-se a porta para ir até o local do grito. Quando estava abrindo a porta lembrou-se do segundo conselho. Voltou, deitou-se e dormiu.
Ao amanhecer após tomar o café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que tinha ouvido sim. O hospedeiro então perguntou se ele não havia ficado curioso e ele respondeu que não. O hospedeiro então lhe contou que ele era o primeiro hóspede a sair vivo dali pois seu filho tinha crises de loucura; grita a noite e quando o hóspede sai ele mata e enterra no quintal.
O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ancioso para chegar em casa.
Depois de muitos dias e noites de caminhada...já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa.
Estava anoitecendo as ele pôde ver que ela não estava só, andou mais um pouco e viu que ela tinha entre as pernas um homem a quem estava acariciando os cabelos.
Quando viu aquela cena seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu correr até os dois e matá-los sem piedade. Respirou fundo, apressou os passos quando lembrou-se do terceiro conselho. Então parou, refletiu e decidiu dormir ali mesmo aquela noite e no dia seguinte tomar uma decisão.
Ao amanhecer ele disse:
_ Não vou matar minha esposa e nem o seu amante. Vou voltar para meu patrão e pedir que ele e aceite de volta. Só que antes quero dizer a minha esposa que sempre fui fiel a ela.
Dirigiu-se a porta da casa e bateu.
Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira a seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la mas não consegue, então com lágrima nos olhos lhe diz:
_ Eu fui fiel a você e você me traiu...
Ela espanta e lhe diz:

_ Como? eu nunca te trai, esperei durante vinte anos
Ele então lhe responde:
_ E aquele homem que você estav acariciando ao entardecer?
E ela lhe responde em lágrimas:
_ Aquele homem é nosso filho! Quando você foi embora descobri que estava grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade.
Então o marido entrou, conheceu, abraçou seu filho e contou-lhe toda sua história enquanto sua esposa preparava o café. Sentaram-se para tomar o café e comer o último pão. Após a oração de agradecimento, com lágrimas de emoção, ele parte o pão e ao abri-lo encontra todo seu dinheiro. O pagamento por seus vinte anos de amor e trabalho.

Muitas vezes achamos que o atalho nos faz chegar mais rápido o que nem sempre é verdade!
Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos diz respeito, e que nada de bom nos acrecentará!
Outras vezes agimos por impulso, na hora da raiva, e fatamente nos arrependemos depois.
Reflita...
Na benção;
Letícia Fernandes
Na fé dos 21 dias!!!!!!!
>

2 comentários:

Ester Rosa disse...

Olá D.Letícia eu gostei muito da sua postagem e já até tinha ouvido esta mensagem e relembrá-la foi muito bom.
Gostaria de convidá-la para participar do desfio que postei no meu blog, dá uma passadinha lá veja e participe gostaria que a senhora participasse,um beijinho pra senhora obrigada pela atenção!

Mulher de fe disse...

Ola leticia adorei a mensagem, e obrigada pela visitinha no meu Blog tbm estou lhe sequindo

confira esse blog
Mulher De fé nada Teme
http://nyacardoso.blogspot.com
na Fé